4 COMPETÊNCIAS DA LIDERANÇA

Além de criar e manter um ambiente de confiança plena com todos os stakeholders da liderança, é preciso que o líder tenha bem desenvolvido um conjunto de competências essenciais que sirvam de sustentação para gerar resultados excepcionais.

É importante lembrar sempre que competência envolve conhecimentos, habilidades e atitudes que precisam ser constantemente aprimoradas e aplicadas no dia a dia.

Na minha experiência de mais de 30 anos atuando como líder de equipes, mentor, coach e treinador de líderes e gestores, considero que as 4 competências a seguir são as mais essenciais.  

1. Comunicação (comunicar, comunicar e comunicar)

Se liderar é um exercício constante de influência, a comunicação é essencial.

Trata-se de comunicar com clareza, simplicidade, assertividade e empatia. Nada de palavras complexas nem discursos profundos, mas um diálogo aberto e preciso.

Como anda a qualidade da sua comunicação enquanto líder?

2. Feedback (dar e receber)

Feedback é uma das mais poderosas ferramentas de liderança, na medida em que abre todos os canais de relacionamento com as pessoas.

Ao dar feedback, o líder tem a oportunidade de reconhecer talento e resultados diferenciados e também propor ações de correção para comportamentos inadequados ou metas não atendidas.

Ter abertura e humildade para receber feedback pode acelerar a geração de confiança e proporcionar oportunidades de autodesenvolvimento.

Como você tem usado o feedback como ferramenta de liderança?

3. Motivação (estimular para motivar)

O grande trabalho do líder é fornecer o estímulo certo para cada indivíduo ou equipe, de forma que estes possam ter os motivos para agir.

A motivação é intrínseca, profunda e precisa de estímulos externos. E o líder é responsável por fornecer os estímulos de forma permanente!

Você conhece a natureza motivacional da sua equipe para fornecer os estímulos corretos?

4. Compromisso (comprometer e engajar)

Pessoas comprometidas e engajadas demonstram claramente o quanto gostam e efetivamente fazem para contribuir com o propósito e os resultados da organização.

Ao comunicar de forma clara, dar e receber feedback e estimular da forma certa, o líder gera compromisso no mais alto grau.

Você conhece as principais razões pelas quais as pessoas da sua equipe estão comprometidas?

Pense nessas 4 competências como se fosse um processo de gestão de pessoas.

Elas estão interconectadas. Uma não funciona perfeitamente sem a outra. Por isso, são essenciais!

Em posts futuros, vou aprofundar cada uma dessas competências!

Como você tem aplicado as 4 competências? Gostaria de ver comentários sobre sua experiência!

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