CONFIANÇA: COMPETÊNCIA ESSENCIAL DA LIDERANÇA

Você já reparou na quantidade enorme de conteúdos voltados para o desenvolvimento de competências da liderança?

Experimente buscar no Google “competências da liderança”: aproximadamente 20.900.000 resultados!

Escolas de negócio, consultorias, mentores, coaches, além de uma infinidade de livros e artigos publicados, têm uma fórmula para que você aprenda a liderar com conhecimento, habilidade e atitude!

Claro, não podemos deixar de citar o grande dilema da liderança: alguém já nasce líder ou pode desenvolver todas as capacidades?

Bom, confesso que após mais de 30 anos de atuação como líder ou ajudando na formação de líderes, também tenho minha “fórmula”!

Ou melhor, tenho uma visão própria sobre o que é fundamental para o exercício da liderança e das melhores práticas na arte de liderar pessoas, processos e resultados!

Entendo que você deve começar por ter claro o seu propósito enquanto líder: por que eu sou (ou quero ser) líder?

A busca e definição do significado de ser líder é fundamental para que você possa avaliar, de forma objetiva, quais são as competências da liderança que já apresenta em bom nível e quais precisa desenvolver.

O seu conjunto de competências deve apresentar aquelas essenciais ao exercício da liderança e, também, alguma competência adicional que o diferencia, de forma a construir sua proposta única de valor como líder.

Por fim, a partir do seu propósito (significado, essência) e com as competências essenciais e diferenciadoras (proposta de valor), você pode entregar, a partir da sua melhor versão de líder, resultados surpreendentes para todos os personagens do cenário da liderança.

Ao longo da construção da persona de um líder, identifiquei um elemento, e apenas um, que age como catalisador, como fio condutor, como base para o exercício de uma liderança sustentável: CONFIANÇA!

Confiança é definida (Dicionário Houaiss) como:

Crença na probidade moral, na sinceridade afetiva, nas qualidades profissionais etc., de outrem, que torna incompatível imaginar um deslize, uma traição, uma demonstração de incompetência de sua parte; crédito, fé.

Crença de que algo não falhará, é bem-feito ou forte o suficiente para cumprir sua função.

Força interior; segurança, firmeza.

O interessante dessas definições de Confiança é que elas citam 3 diferentes cenários: uma terceira pessoa; alguma coisa / situação; e você mesmo!

Portanto, construir Confiança implica certamente em desenvolver um conjunto de competências para atender à todas as expectativas e necessidades dos 3 cenários.

Concorda comigo que a Confiança é a pedra fundamental da Liderança?

Gostaria muito de ver seus comentários!