Esta é uma das mais conhecidas e completas ferramentas para desenvolver os planos de ação para atingimento de metas!
O QUE (WHAT)?
Objetivo, meta.
A meta precisa ser SMART (específica, mensurável, atingível, relevante e comprazo definido).
POR QUE (WHY)?
Motivo, benefício.
Para metas mais estratégicas, recomenda-se começar a elaboração pelo POR QUE, pois tem a ver com o propósito e o significado da meta no contexto da estratégia do negócio.
QUEM (WHO)?
Responsável, envolvidos.
Importante que haja apenas UM responsável pela meta, pois facilita o acompanhamento e a cobrança sobre a evolução das ações para o atingimento do resultado.
ONDE (WHERE)?
Local, área, departamento.
Eventualmente, as diferentes ações podem ser executadas em diferentes locais. É importante esse detalhamento.
QUANDO (WHEN)?
Data, cronogramas.
Esse já é um componente da meta SMART. Cuidado com datas do tipo Outubro/2023. Outubro vai de 01 a 31. Especificar o dia é importante!
Como cada uma das ações pode ter uma data diferente, o plano pode apresentar um cronograma para facilitar o acompanhamento.
COMO (HOW)?
Atividades, tarefas, processos.
O detalhamento do COMO ajuda a avaliar o tamanho e a complexidade da ação, podendo contribuir para a decisão de avançar ou não com aquela ação tendo em vista prazo, custo e investimento.
QUANTO (HOW MUCH)?
Custos, despesas, investimentos, quantidades
Quando se trata de valores financeiro, o QUANTO contribui para avaliar se a ação vale ou não a pena ser implementada. Muitas vezes, a ação custa mais caro do que o retorno que ela proporciona.
E você, como tem desenvolvido seus planos de ação para a entrega de resultados?