O exercício da liderança, além das competências já conhecidas, exige dedicação, resiliência, compromisso, humildade, transparência, cuidado, inspiração, consideração, esperança, compaixão, coragem e gentileza.
Parece bem difícil, certo? E é mesmo!!
Portanto, como em tudo na vida, é preciso colocar “amor” no exercício da liderança.
É preciso fundamentalmente que você enxergue na liderança uma profissão de fé, um significado, uma intenção positiva, um PROPÓSITO.
O filósofo Friedrich Nietzsche escreveu:
“Aquele que tem um porquê para viver pode suportar quase qualquer como.”
O psiquiatra Viktor Frankl, que viveu parte de sua vida num campo de concentração nazista, descobriu nessa terrível situação que o que permitia que muitos sobrevivessem às condições excruciantes dos campos de concentração não estava diretamente relacionado à condição física.
Não eram os mais fortes que sobreviviam, mas os que conseguiam encontrar algum sentido naquele sofrimento:
“Nada proporciona melhor capacidade de superação e resistência aos problemas e dificuldades em geral do que a consciência de ter uma missão a cumprir na vida.”
Todd Kasdan e Patrick McKnight explicam que “propósito é uma aspiração que atua como força central na vida humana, organizando e estimulando objetivos, gerindo comportamentos e nos dando um senso de significado. Ele direciona decisões e guia o modo como os sujeitos usam seus recursos. É uma bússola que orienta a direção dos esforços e se torna parte do ser.”
E você, que tal parar para pensar e se perguntar qual o real sentido ou o propósito de ser um líder?
Adoraria ver compartilhado aqui o seu propósito enquanto líder!