QUAL O SEU ESTILO DE COMUNICAÇÃO?

Como posso garantir que minha comunicação seja efetiva para todo e qualquer público?

O segredo é simples: você precisa comunicar-se no formato do outro!

Formato aqui pode ser definido como idade, naturalidade, cultura, maturidade, conhecimento, personalidade e comportamento.

Podemos explorar alguns exemplos práticos de formatos:

  • Como você se comunica com uma criança de 5 anos? Entendendo e utilizando os recursos que a criança de 5 anos já possui para se comunicar! Isso serve para pessoas em outras idades.
  • Como você se comunica quando viaja para um lugar diferente de onde você nasceu, no exterior por exemplo? Provavelmente, procurando comunicar-se com o básico da língua do local para garantir sua sobrevivência!
  • Como você se comunica com um público específico de uma determinada área profissional? Certamente, utilizando termos, imagens, exemplos etc., relativos àquele setor.

Caso você não utilize o formato do outro, provavelmente ele/ela terá dificuldade em entender o que você está querendo comunicar! Simples assim!

Portanto, quando você comunica algo e o outro não entende, a culpa não é do outro!

Não é o outro que é limitado, você que não foi competente no uso dos recursos e, provavelmente, não considerou a via de mão dupla, ouvindo o outro.

Bom, para isso é preciso conhecer um pouco melhor o interlocutor para ajustar o ao formato dele e garantir a qualidade da comunicação.

Mas, são várias as pessoas com quem me relaciono, de diferentes níveis culturais, com diferentes modelos mentais, com diferentes formatos. Pessoas da minha equipe, meus clientes, meus pares, meu chefe! Assim pode ficar difícil!!

A partir de um instrumento de avaliação de estilos comportamentais que utilizo nas minhas mentorias, coaching e treinamentos, identificamos 4 tipos diferentes de pessoas:

Analíticos: pessoas cujo enfoque básico é a busca da maior quantidade possível de informações para a tomada de decisão.

Assertivos: pessoas muito objetivas, que vão direto ao ponto sem rodeios e perda de tempo.

Integradores: pessoas que procuram sempre obter e opinião de outros e tem um alto grau de escuta ativa.

Imaginativos: pessoas extremamente criativas, que buscam inovações constantes e estão sempre em busca de novas ideias.

Todos nós temos um pouco de cada um desses 4 tipos de personalidade, mas um deles é mais presente na nossa maneira de fazer as coisas!

Para cada um deles precisamos adaptar nossa comunicação ao estilo dominante, de forma a permitir um melhor entendimento sobre o conteúdo.

Se você está tendo dificuldades na sua comunicação, fique atento por aqui! Em posts futuros vou tratar de cada um desses estilos.

E você, conhece bem seus principais interlocutores e consegue adaptar sua linguagem a eles?

Gostaria muito de ver seus comentários!