Para permitir que você responda assertivamente a questão, vamos primeiro entender as diferenças entre os 3 estados de “presença” na empresa e na carreira.
Satisfação
Quanto eu gosto de estar onde estou e/ou com a minha carreira.
Comprometimento
Quanto eu quero estar onde estou e na carreira atual.
Engajamento
Quanto eu quero e efetivamente faço para contribuir com o lugar onde estou e com a minha carreira.
O estado de satisfação é o mais básico e por si só não garante o aproveitamento pleno de todas as suas capacidades e a realização de suas metas e objetivos, para alcançar o almejado sucesso.
É necessário que você avance nos estados de comprometimento e engajamento.
Para a construção do comprometimento, você deve avaliar criticamente o por que você está onde está e/ou o porquê da escolha da carreira atual.
Três fatores pessoais impactam o comprometimento:
Desejo
Grau em que você se sente emocionalmente ligado, identificado e envolvido na organização e/ou com a própria carreira.
Opção lógica
Grau em que você identifica as vantagens lógicas de permanecer na organização e/ou dar continuidade à carreira atual.
Necessidade
Grau em que você se mantém ligado à organização e/ou à carreira, devido ao reconhecimento dos custos associados com sua saída ou de mudança de carreira.
Este reconhecimento pode advir da ausência de alternativas de emprego ou do sentimento de que os sacrifícios pessoais gerados pela saída e/ou mudança serão elevados.
Para a construção do engajamento é preciso 3 elementos básicos:
Falar positivamente sobre a empresa para os colegas de trabalho, potenciais colaboradores e clientes. Falar positivamente sobre a própria carreira como parte importante na busca de atender o seu propósito.
Ter um intenso desejo de continuar a fazer parte como membro da organização e/ou avançar ainda mais no desenvolvimento da carreira para gerar diferenciais de competências e resultados.
Mostrar esforços extras na execução e engajamento total nas atitudes e comportamentos, contribuindo para o sucesso da organização e da própria carreira. Fazer o que tem quer feito e bem-feito.
Pessoas engajadas são aquelas que retrato no meu livro “Os Loucos Geram Mais Resultados”! Pessoas diferentes que geram resultados surpreendentes!
Como líder de equipes ou líder da sua própria carreira, é necessário investir dedicação constante ao desenvolvimento de pessoas comprometidas e engajadas!
Então, você está satisfeito, comprometido ou engajado?
E como líder, como você faz para ampliar o compromisso e o engajamento do seu time?
Gostaria muito de conhecer sua visão sobre isso!