5 DICAS DE LIDERANÇA PARA O TRABALHO HÍBRIDO

𝗢 𝘁𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗼 𝗵𝗶́𝗯𝗿𝗶𝗱𝗼 𝗱𝗲𝗶𝘅𝗮 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝗿 𝘂𝗺𝗮 𝘁𝗲𝗻𝗱𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗲 𝘁𝗼𝗿𝗻𝗮𝗿 𝗲𝗳𝗲𝘁𝗶𝘃𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝘂𝗺 𝗺𝗼𝗱𝗲𝗹𝗼 𝗱𝗲 𝗴𝗲𝘀𝘁𝗮̃𝗼.

Claro, existem vantagens e desvantagens frente ao modelo tradicional do presencial, mas não há mais como retroceder.



No contexto da Liderança, o híbrido desafia o gestor a se reinventar, principalmente em abandonar estilos de liderança comando e controle e adotar estilos mais participativos, visionários e formadores, sem perder o compromisso com os resultados!

De acordo com uma pesquisa da McKinsey, 9 em cada 10 organizações planejam combinar trabalhos remotos e no local daqui para frente. No entanto, essa nova forma de trabalhar pode ser desafiadora — especialmente no início.

O CCL – Center for Creative Leadership – uma das melhores escolas de liderança do mundo, sugere 5 dicas para o Líder mudar sua perspectiva sobre o híbrido, melhorando a saúde mental, a atração e a retenção de profissionais.

1. Reconheça o que há de novo e diferente sobre a força de trabalho híbrida.

Os líderes devem começar reconhecendo que esse ambiente é novo e diferente, e que o que funciona para uma pessoa não funcionará para todos.

2. Promova a empatia, a equidade e a inclusão no seu modelo de trabalho híbrido.

Trabalhe para manter ou estabelecer práticas inclusivas tanto para reuniões presenciais, como virtuais, promovendo a conexão entre as pessoas da equipe.

3. Cultive as mentalidades de aprender agilidade e resiliência.

Aqui está a realidade do trabalho híbrido: os planos vão mudar.

Aprender agilidade, ou a capacidade de se adaptar e prosperar em novas situações, é crucial para o sucesso de trabalho híbrido da sua organização.

Neste território desconhecido, a resiliência é mais importante do que nunca e o burnout continua sendo um problema. Assim, os líderes devem dar um exemplo para a força de trabalho híbrida, priorizando sua própria saúde mental e física.

4. Preste muita atenção à direção, alinhamento e comprometimento (DAC).

Liderança é um processo social. Quando está funcionando bem, os indivíduos colaboram para alcançar resultados que nunca teriam alcançado trabalhando sozinhos.

A coisa mais importante que os líderes podem fazer é manter a perspectiva, abraçando a mudança e vendo desafios como oportunidades de aprendizado.

5. Concentre-se na extensão de limites — dentro de sua equipe híbrida e em toda a força de trabalho híbrida da organização.

Embora uma equipe mais híbrida possa apresentar novos desafios para colaborar e navegar através das fronteiras, as soluções para os desafios de negócios mais urgentes de hoje são frequentemente encontradas na intersecção de vários limites.

Leia o artigo completo em: https://lnkd.in/d6Ri3PkW