AS 4 FASES DA MUDANÇA

Por que as mudanças organizacionais não entregam os resultados esperados?

Ao longo da minha carreira, tive a oportunidade de participar de vários projetos de mudança organizacional, das mais diversas naturezas (cultura, estrutura, processos, modelo de gestão, tecnologia, estratégia etc.).

As mudanças bem-sucedidas, entre outras razões, foram aquelas que conseguiram gerar alto grau de comprometimento das pessoas com as mudanças propostas.

Dessas minhas experiências, identifiquei um processo simples para gerar compromisso e engajamento, para obtenção dos resultados.

ENTENDER

É preciso comunicar a mudança com clareza, com todas as vantagens de mudar e as desvantagens de não mudar, de forma que as pessoas compreendam os seus impactos e consequências.

QUERER

Uma vez entendido claramente os objetivos e as razões da mudança, as pessoas podem aderir e agir com mais compromisso e envolvimento a favor da mudança.

SABER

É preciso identificar quais são as competências necessárias para que as pessoas possam entregar os resultados, com a implementação de um conjunto de ações de desenvolvimento e capacitação.

FAZER

Com um entendimento claro, compromisso e envolvimento e capacitadas, as pessoas podem executar as ações previstas no projeto de mudança, entregando os resultados.

Não cumprir esse processo nas suas 4 etapas e na ordem recomendada, certamente fará a mudança falhar.

E você, como agente ou alvo da mudança, já passou por essas 4 fases?

Compartilhe aqui suas experiências!