GRANDES DESAFIOS DA CARREIRA!

Como você reagiria se recebesse um chamado para um novo desafio profissional, mesmo não se sentindo preparado?

Aceitar significa um alto risco de não conseguir “dar conta do recado”. Mas pode ser altamente recompensador.

Negar significa manter-se na zona de conforto de sua posição atual. Mas pode representar um atraso no desenvolvimento da carreira.

Numa das fases da minha carreira, ocupava a posição de Gerente de RH da fábrica de fogões Brastemp, depois de uma importante passagem pela fábrica de lavadoras da marca em Rio Claro.

De repente, durante um processo de mudança organizacional e tecnológica na fábrica, fui “convidado” a assumir a gestão da área de Produção (fabricação, pintura e montagem)

Como sempre tive mentalidade de crescimento, aquele desafio iria me levar a um novo patamar de carreira: passar de líder de RH para líder de negócio!

Claro, os riscos eram enormes, afinal a gestão da Produção sempre esteve nas mãos de Engenheiros, com grande experiência em manufatura. E eu era só o cara do RH!

De início fui confrontado pela equipe de Coordenadores (todos Engenheiros), que não me consideravam competente para aquela posição.

Minha proposta para eles foi:

– Vocês são especialistas em Produção. Eu sou especialista em Pessoas. Vamos trocar conhecimentos!

E foram os 3 anos mais incríveis da minha carreira!

Com essa equipe (sem precisar trocar ninguém) batemos todos os recordes de produção; implementamos um novo processo tecnológico sem parar a fábrica um dia sequer; enfrentamos o primeiro recall de eletrodomésticos no Brasil; passamos por momentos de tensão com ações do sindicato dos metalúrgicos!

De fato, nunca me senti totalmente preparado para enfrentar todos os desafios que tive ao longo da carreira.

Mas com a ajuda de mentores e com uma atitude positiva diante dos obstáculos, fui fazendo o caminho. Com erros e acertos, com humildade para saber que não conseguiria fazer nada sozinho!

E você, está pronto para atender os chamados para novos desafios mesmo não se sentindo preparado? Como você lidaria com isso!

Seria muito legal ver alguma experiência compartilhada!