LIDERANÇA RESSONANTE – PARTE 3

Numa liderança mais eficaz e sustentável, a experiência do ciclo de renovação é base para adotar comportamentos ressonantes que fazem parte do repertório emocional do líder.

A renovação possui 3 elementos básicos que aplicados em conjunto oferecem ao líder uma nova perspectiva de gerar ressonância nas pessoas e são fundamentais para a liderança eficaz.

Consideração
Atenção total e consciente:
• Comigo mesmo e com as pessoas ao meu redor.
• Com o contexto em que atuo.

Esperança
• Acreditar no futuro que idealizamos.
• Atuar conforme nossa visão e objetivos.
• Inspirar pela causa.

Compaixão
• Entender os desejos e necessidades nossas e dos outros.
• Motivação para agir conforme nossos sentimentos.

Com esses importantes elementos da renovação, a ressonância pode emergir com suas principais características:

Valoriza as emoções
• Sintonia: estado de alinhamento entre as pessoas, gerando harmonia e engajamento.
• Sincronia: gestão dos eventos simultâneos que ocorrem no contexto organizacional e dos comportamentos associados.
• Empatia: compreensão dos estados emocionais e comportamentos das pessoas.

Reduz ruídos
• Flexibilidade: envolve autonomia, capacidade de adequação às situações e agilidade na execução.
• Cooperação: trabalho em equipe com foco nos objetivos comuns.

Dá significado
• Fazer o que tem que ser feito e bem feito.
• Fazer o que tem que ser feito com base no propósito comum.

Para melhorar a abordagem da liderança ressonante e a eficácia do ciclo de renovação, é necessário ter em alto grau as 4 habilidades da inteligência emocional:

• Perceber e expressar emoções próprias e das pessoas ao seu redor.
• Usar as percepções como informações para gestão das emoções.
• Entender as diferentes emoções (próprias e dos demais) presentes em diferentes contextos.
• Administrar as emoções, a partir do autoconhecimento, do autocontrole e da autogestão.

Se você quiser desenvolver a liderança ressonante, comece respondendo as seguintes questões:

• Você é um líder inspirador?
• Você tem consideração autêntica e sintonizada consigo mesmo, com os demais e com o ambiente?
• Você cria um tom emocional positivo completo caracterizado pela esperança?
• Você está permanentemente em contato com todos os stakeholders da liderança?
• Você sabe o que se passa no coração e na mente das pessoas?
• Você experimenta e demonstra compaixão?

Gostaria muito de que você compartilhasse alguma resposta sobre as questões acima!