O AMBIENTE DA LIDERANÇA

A liderança é um dos papéis que você, como personagem, exerce no cenário da vida.

Para que você possa exercer esse papel de forma integral, íntegra e eficaz, é preciso entender e atender os outros “personagens” que estão presentes nesse enredo!

São os famosos stakeholders ou parceiros ou partes interessadas, que tem expectativas em relação ao seu trabalho como líder.

Eles esperam resultados. Mas não quaisquer resultados.

Resultados que garantam para o negócio a sobrevivência no presente e a sustentabilidade no futuro.

Resultados que sejam entregues baseados não apenas em valores monetários, também construídos com propósito, ética, transparência e competência.

E quem são eles?

  • Sua equipe
  • Seus clientes
  • Seus parceiros de negócio
  • Seu chefe
  • Os investidores
  • Os reguladores
  • A comunidade

A ordem apresentada não é necessariamente de importância, ainda que os dois primeiros certamente ocupem posição de destaque.

Todos têm expectativas em relação a você e o atendimento à essas expectativas é fundamental para o seu sucesso enquanto líder.

Quais as principais expectativas e/ou demandas que, na sua opinião e experiência, cada um desses parceiros tem em relação ao seu trabalho como líder?

Pegue uma folha de papel e registre as principais expectativas que você imagina que cada um tenha.

Use sua experiência como líder, como liderado, como cliente, como fornecedor, como investidor, como regulador, como comunidade.

Ótimo momento para você exercer a empatia!

E você, identificou todos os parceiros? Conseguiu imaginar as principais expectativas?

O que você vai fazer com isso?