O FUTURO DA GESTÃO DE DESEMPENHO

A gestão de desempenho pode ser compreendida como um procedimento encontrado dentro da organização em que haverá a integração de recursos imprescindíveis para o aperfeiçoamento da empresa, como a estratégia, competência, indicadores qualitativos e quantitativos e planejamento.

Essa integração é fundamental para avaliar o desempenho da organização e, logicamente, dos colaboradores, visto que possibilita a identificação de diversos pontos que precisam ser desenvolvidos e resultados que requerem ser entregues com um alto índice de produtividade.

Trata-se, portanto, de um processo cíclico que deverá ser efetuado sempre que possível a fim de identificar esses pontos essenciais para a manutenção e bom funcionamento da organização, devendo, no final de cada procedimento, serem alinhadas as expectativas da liderança com as dos colaboradores.

Por se tratar de um processo cíclico, é fundamental que o líder esteja em constante acompanhamento dos colaboradores a fim de identificar os resultados e todos os indicadores necessários que demonstram a evolução deles, afinal, isso elevará a alta performance de forma que ela alcance os padrões globais da empresa, ou seja, o processo de gestão de desempenho alinhará as expectativas dos colaboradores com a organização e, consequentemente, trará aprendizado que desenvolverá os aspectos profissionais e pessoais de cada indivíduo, a fim de conquistar resultados positivos e aumentar a produtividade da corporação.

Entretanto, o desenvolvimento de novas tecnologias permitem que o processo de gestão de desempenho se aperfeiçoe a ponto de aumentar o nível de efetividade do que busca alcançar, esse tema de olhar para o futuro possui grande importância no assunto visto que diversos colaboradores ficam ansiosos com a gestão de desempenho e consideram o processo uma “perda de tempo”, já que muitas vezes acaba desmotivando o funcionário por conta de uma pressão colocada em relação ao seu passado com a organização.

Para transformar a situação e trazer aspectos inovadores no processo de desempenho, é imprescindível que a organização busque uma adaptação à tecnologia atual, afinal, diversos programas demonstram quais serão os resultados de acordo com a produtividade atual de cada colaborador e, consequentemente, isso permite que a conversa com o liderado seja focada no desenvolvimento do futuro (feedforward), sem focar em suas ações no passado e com a visão no alinhamento de expectativas com a organização.

Isso quer dizer que a gestão de desempenho tradicional, que geralmente ocorre uma vez ao ano, traz um grande nível de atraso para a organização e acaba desanimando o colaborador. Portanto, é a empresa que precisa identificar os erros cometidos pelo modelo do programa adotado e deve aperfeiçoá-lo a ponto de considerar questões futuras, isto é, planejar metas junto com o colaborador para que ele se reconheça como parte do negócio.

O futuro trouxe diversas noções distintas do que se visualizava no passado, muitas dessas questões são benéficas para a organização e ela deverá fazer o uso disso a seu favor. Afinal, o método de gestão de desempenho tradicional, conforme comentado, traz apenas desmotivação e ansiedade aos colaboradores, por isso, com o uso de novas tecnologias e com o desenvolvimento correto do processo, os funcionários podem pertencer à organização e isso, além de aumentar o clima positivo no ambiente de trabalho, como o alinhamento das expectativas do colaborador com as missões e valores da empresa, fará também que cada indivíduo tenha seu desenvolvimento pessoal e profissional efetuado com excelência.

Portanto, a gestão de desempenho deve ser efetuada, nessa nova etapa em que se encontra todos os novos processos empresariais, de forma rápida, cíclica, eficiente e com uma visão para o futuro, de maneira que as metas e objetivos sejam alinhados com os colaboradores a fim de aumentar o nível de independência e responsabilidade de cada um.

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