QUAL A DIFERENÇA ENTRE VALORES E VALOR?

Num excelente artigo aqui no Linkedin, Dave Ulrich fala sobre a importância e diferenças entre Valores e Valor, na cultura organizacional e no propósito pessoal.

Selecionei alguns trechos do artigo original para compartilhar com você.

“Valor e valores não são a mesma coisa e, quando combinados, complementam-se. Quando entendemos o valor dos valores, focamos nossos valores no valor que eles criam para os outros.

Embora os valores sejam importantes porque moldam crenças, crenças incorporam atitudes e atitudes determinam comportamentos, definir o valor dos valores é mais importante para todos os quatro domínios da capacidade humana (talento, liderança, organização, RH) no mundo do trabalho em evolução de hoje.



À medida que o mundo evolui para novas realidades com vírus contínuos, inovações tecnológicas/digitais, movimentos de justiça social e convulsões políticas, as questões tradicionais baseadas em valores sobre os quatro domínios da capacidade humana podem ser melhor respondidas considerando o valor dos valores.

𝗜𝗻𝗱𝗶𝘃𝗶𝗱𝘂𝗮𝗹: Como percebo o significado pessoal do meu trabalho?

𝗟𝗶𝗱𝗲𝗿𝗮𝗻𝗰̧𝗮: Como eu (ou nós) lidero, ou preparo outros para a liderança, no novo mundo do trabalho?

𝗢𝗿𝗴𝗮𝗻𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼: Como minha organização pode criar a cultura certa para moldar como o trabalho é feito?

𝗥𝗲𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝗛𝘂𝗺𝗮𝗻𝗼𝘀: O que o RH pode fazer para influenciar o futuro do trabalho?

𝗩𝗮𝗹𝗼𝗿 𝗱𝗼𝘀 𝗩𝗮𝗹𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗲 𝗙𝘂𝘁𝘂𝗿𝗼 𝗱𝗼 𝗧𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗼

As questões de capacidade humana sobre o futuro do trabalho podem ser mais bem respondidas com uma lógica de valores

𝗖𝗼𝗺𝗼 𝗽𝗲𝗿𝗰𝗲𝗯𝗼 𝗼 𝘀𝗶𝗴𝗻𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗺𝗲𝘂 𝘁𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗼? Por indivíduos usando seus pontos fortes para fortalecer os outros e vivendo seus valores para criar valor para os outros.

𝗖𝗼𝗺𝗼 𝗹𝗶𝗱𝗲𝗿𝗼 𝗼𝘂 𝗽𝗿𝗲𝗽𝗮𝗿𝗼 𝗼𝘂𝘁𝗿𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮 𝗹𝗶𝗱𝗲𝗿𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗻𝗼 𝗻𝗼𝘃𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼 𝗱𝗼 𝘁𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗼? Por cada líder usando seu poder para capacitar os outros; e estabelecendo uma marca de liderança conectando competências de liderança ao valor do cliente.

𝗖𝗼𝗺𝗼 𝗺𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗼𝗿𝗴𝗮𝗻𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗰𝗿𝗶𝗮 𝘂𝗺𝗮 𝗰𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗺𝗼𝗹𝗱𝗮 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗼 𝘁𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗼 𝗲́ 𝗳𝗲𝗶𝘁𝗼? Ao estabelecer a cultura certa, combinando as promessas das partes interessadas externas (valor) às pessoas internas e às ações da organização (valores).

𝗢 𝗾𝘂𝗲 𝗼 𝗥𝗛 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗶𝗻𝗳𝗹𝘂𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗿 𝗼 𝗳𝘂𝘁𝘂𝗿𝗼 𝗱𝗼 𝘁𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗼? Ao definir RH menos como práticas e ferramentas de RH e mais pelo valor que elas criam para os outros.

O valor dos valores pressupõe que o valor sustentável é definido mais pelo receptor do que pelo doador.” Dave Ulrich

E você, como tem praticado seus valores e/ou da organização no dia a dia?