Virei chefe! E agora?

Em 1986 fui convidado por um ex-chefe para assumir a gestão de uma equipe de RH no Grupo Pão de Açúcar, estruturando e implantando os processos de Avaliação de Desempenho e Gestão de Carreiras e liderar a equipe!!

Como sou “louco” aceitei de pronto.

Estruturar processos já era uma das coisas que eu fazia bem! Mas, liderar pessoas?

Montei a equipe com mais 3 analistas. Desenvolvemos e implantamos a avaliação de desempenho e gestão de carreiras em cerca de 6 meses.

Foram 5 anos evoluindo na carreira, ocupando diferentes posições e com inúmeros desafios decorrentes das constantes transformações do varejo e no GPA.

Novas tecnologias, novos padrões de atendimento, diversas aquisições, crescimento orgânico do número de lojas, conflitos familiares dos controladores.

Participei de projetos estratégicos como a reestruturação do modelo de gestão, criação dos hipermercados Extra e da rede de conveniência Express.

Lá aprendi na raça a ser um líder e gestor de pessoas, de processos e de resultados!

Como não tive nenhum treinamento em liderança, corri atrás de todas as formas de me desenvolver como líder.

Li muitos livros sobre liderança, fiz cursos pontuais sobre gestão de pessoas.

E, principalmente, tive vários mentores ao longo desse período da minha carreira.

Líderes que me ajudaram a aprender o que é de fato liderança. A maioria líderes positivos, alguns líderes nocivos! Todos importantes na minha formação.

Penso que me tornei um bom líder! Desde então tenho recebido feedbacks que me fazem crer que aprendi as lições da liderança. Inclusive alguns bastante críticos!

Nunca mais deixei de estudar sobre liderança e gestão! Todos os dias, em todas as experiências que passei!

Hoje faço mentorias, coaching, palestras e treinamentos sobre liderança! Sempre baseados na minha experiência de mais de 35 anos como Líder!

E você, como foi sua primeira experiência como líder? Estava preparado para esse novo desafio? Como procurou se desenvolver nesse sentido? Quem foram seus mentores?

Adoraria conhecer sua experiência!