6 PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA ALINHAMENTO DAS EXPECTATIVAS DE DESEMPENHO

Como gestor é importante que você tenha clareza dos resultados que precisa entregar e qual deve ser a participação de cada membro da sua equipe. As partes irão compor o todo!
 
Porém, cada indivíduo tem suas particularidades e características (conhecimentos, habilidades, comportamentos, experiências, metas e objetivos pessoais, valores, personalidade etc.).
 
Como líder você precisa compatibilizar todos esses elementos antes de sair em busca dos resultados e de performance acima do esperado.
 
Uma das falhas da liderança é dar pouca importância a alguns elementos básicos que permitem o alinhamento das expectativas com clareza.
 
Que tal começar a aplicar esses princípios básicos para o alinhamento das expectativas de desempenho?
 
1. Propósito Comum: para onde estamos indo?
 
Melhor será o desempenho do colaborador quando seus objetivos criarem um entendimento das prioridades e principais objetivos da organização.
 
2. Participação: eu fui escutado?
 
Melhor será o desempenho do colaborador quando seus objetivos forem determinados considerando seu entendimento e fundamentação sobre o negócio.
 
3. Clareza: qual é a minha parte?
 
Melhor será o desempenho do colaborador quando seus objetivos determinarem claramente suas responsabilidades individuais, seguindo o conceito SMART.
 
4. Credibilidade: de onde saíram estes números?
 
Melhor será o desempenho do colaborador quando seus objetivos forem dotados de informações claras e precisas que embasem sua definição.
 
5. Suficiência: tenho os recursos necessários?
 
Melhor será o desempenho do colaborador quando na definição dos objetivos considerar os recursos necessários e/ou disponíveis
 
6. Autonomia: eu me sinto desafiado?
 
Melhor será o desempenho do colaborador quando seus objetivos indicarem com clareza todas as expectativas sobre “o que” se espera, mas sem definir a receita do “como” ele deve fazer.
 
Ao considerar e explorar esses princípios, você e o avaliado terão uma enorme clareza do que se espera e sobre como o melhor resultado poderá ser atingido.
 
Eventualmente nem tudo poderá ser definido da melhor forma, do jeito ideal, mas esses elemento serão importantes para “calibrar” as metas e compor os planos de ação.
 
Dessa forma, as surpresas da jornada serão mais facilmente entendidas e as correções de rota mais prontamente executadas.

Como líder ou liderado, você tem tido clareza sobre metas e objetivos?

Gostaria muito de ver seus comentários!