LIDERANÇA: QUAL É O SEU ESTILO?

𝗖𝗼𝗺𝗼 𝘃𝗼𝗰𝗲̂ 𝗮𝗴𝗲 𝗼𝘂 𝗿𝗲𝗮𝗴𝗲 𝗻𝗮𝘀 𝗱𝗶𝘃𝗲𝗿𝘀𝗮𝘀 𝘀𝗶𝘁𝘂𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗲𝘅𝗲𝗿𝗰𝗶́𝗰𝗶𝗼 𝗱𝗮 𝗹𝗶𝗱𝗲𝗿𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗻𝗼 𝗱𝗶𝗮 𝗮 𝗱𝗶𝗮?

Cada um de nós tem um “jeitão”, uma forma pessoal de liderar, um estilo para lidar com os desafios! E utilizamos esse mesmo estilo na maioria das vezes.



Certamente você já percebeu que às vezes não funciona tão bem e é preciso fazer ajustes na comunicação, no processo ou na gestão!

O fato é que a liderança é situacional! Para obter o melhor resultado é preciso adaptar os seus comportamentos na forma e no conteúdo às situações. E um único estilo, ou dois, podem não funcionar bem.

Veja só:

Você precisa dar às pessoas uma perspectiva positiva do futuro e conduzi-las com assertividade e eficiência ao longo da jornada.

Você precisa orientar as pessoas sobre o que fazer, dando à elas a oportunidade de decidir como fazer, acompanhando seu desenvolvimento.

Muitas vezes você precisa colocar o problema na mesa e ouvir sua equipe sobre como resolver e tomar a melhor decisão com base nas opiniões dadas por eles.

Lembre-se que você lida com seres humanos que tem medos, fraquezas, problemas pessoais, insegurança. Você precisa nesses momentos usar a empatia, exercer a compaixão, considerar esse lado humano e ajudar o outro a superar esses momentos.

Em muitas situações, pela sua experiência e responsabilidade você vai ter que decidir rapidamente e fazer com que as pessoas se movam imediatamente na direção necessária.

Você pode ver todas essas situações como “dores”, que precisam do “remédio” certo para serem curadas!

Não dá pra usar analgésico para curar inflamações musculares!

Assim é na liderança e gestão! Para cada situação (dor), você precisa usar um estilo (remédio) mais adequado!

Quer conhecer seu estilo e aprender a usar todos eles com equilíbrio? Me chama no privado e eu te digo como!