PERFORMANCE TOTAL = PROPÓSITO + COMPETÊNCIA + RESULTADOS

Em 2017 fiz um período sabático e me dediquei a estudar e fazer uma profunda reflexão sobre minha carreira até aquele momento.

Rememorei meus melhores momentos e aqueles quando poderia ter feito diferente. Busquei entender melhor as razões do sucesso e do fracasso.

Dessa imersão na minha trajetória, surgiram 3 elementos que estiveram muito presentes ou relativamente ausentes.

Meu PROPÓSITO de contribuir com o desenvolvimento das pessoas, a partir da busca incessante de conhecimento e troca de experiências foi a base do meu sucesso.

Quando errei ou fracassei, na maioria das vezes, não estava colocando meu Propósito em ação!

Fui desenvolvendo um conjunto de COMPETÊNCIAS, que me permitissem uma visão estratégica clara da minha atuação frente às necessidades do negócio e das pessoas, que se traduziu numa proposta de valor única para minha carreira.

Porém, propósito e competência sem RESULTADOS, é só uma boa intenção! Afinal, é preciso entregar sempre o melhor que você pode fazer!

O Propósito e as Competências dão o rumo e os Resultados definem o ritmo da carreira!

Os 3 elementos somados, resultam no que chamo de Performance Total!

Nestes últimos 5 anos tenho utilizado os 3 elementos nos meus projetos de desenvolvimento de pessoas (mentoria, coaching, treinamento e consultoria) como referência! E a cada experiência faz mais sentido.

Desenvolver os 3 elementos exige autoconhecimento, atitude, coragem e muito esforço!! É preciso “suar a camisa” e, também, um pouco de sofrimento.

O sucesso exige sacrifícios!! Escrever sua própria história exige determinação! Tudo com equilíbrio nos diversos papéis que você exerce na vida… hoje e sempre.

E você, na sua carreira, como tem lidado com o propósito, com as competências e com os resultados? Atualizado até 07/07/2022