Comunicação está no centro do trabalho com pessoas, enquanto você está liderando, treinando, gerenciando, influenciando, resolvendo conflitos, solucionando problemas, construindo relações ou desenvolvendo estratégias.
Para uma boa comunicação, é preciso refletir sobre duas questões básicas:
• Você está falando ou ouvindo?
• Você está explorando ou resolvendo?
Normalmente, as pessoas ouvem pouco e se movem rapidamente para a solução do problema, sem dar tempo suficiente para explorar possibilidades, em termos de ouvir pessoas e explorar ideias.
Bons comunicadores utilizam um processo simples:
• Qual a raiz do problema?
• Quais as principais preocupações e obstáculos?
• Qual a melhor solução, considerando o compromisso das pessoas?
Quando não há eficácia no processo de comunicação, acontece o fenômeno que chamo de 𝗕𝗙𝗥 – 𝗯𝘂𝘀𝗰𝗮 𝗳𝗿𝗲𝗻𝗲́𝘁𝗶𝗰𝗮 𝗽𝗼𝗿 𝗿𝗲𝘀𝘂𝗹𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀, que se caracteriza pelos seguintes comportamentos:
• Sem escuta ativa.
• Movimento rápido para a solução do problema, com foco no efeito e não na causa.
• Pouco tempo para ouvir pessoas e explorar ideias.
Vamos ao processo estruturado de comunicação em detalhes:
𝗙𝗔𝗟𝗔𝗥
• Visão geral: Ideias, pontos de vista, objetivos e sentimentos.
• Sua posição: explique sua posição.
• Entendimento: certifique-se de que foi entendido.
• Expressão corporal: use a expressão corporal.
• Perguntas chave: faça perguntas chave, mesmo que saiba a resposta.
𝗢𝗨𝗩𝗜𝗥
• Visão geral: ideias, pontos de vista, objetivos e sentimentos.
• Resumo: resuma as posições ouvidas.
• Entendimento: mostre que entendeu a mensagem.
• Expressão corporal: observe o comportamento do corpo.
• Abertura: encoraje as pessoas a dizerem exatamente o que sentem.
• Curiosidade: seja curioso sobre outros pontos de vista.
𝗘𝗫𝗣𝗟𝗢𝗥𝗔𝗥
• Natureza e escopo: busque entender a natureza e o escopo do problema.
• Preocupações: entenda o que de fato preocupa as pessoas.
• Suspenda o julgamento: não julgue até o quadro ficar claro.
• Causa raiz: busque a causa raiz.
• Necessidades dos envolvidos: foque as reais necessidades dos envolvidos.
• Requisitos da solução: clarifique os requisitos para a solução.
𝗥𝗘𝗦𝗢𝗟𝗩𝗘𝗥
• Respostas potenciais: busque respostas potenciais para a solução.
• Tome decisões: tome decisões sobre os próximos passos.
• Escolha um caminho: escolha um caminho para a ação.
• Plano de ação: defina como realizar as tarefas.
• Necessidades dos envolvidos: busque soluções que atendam as necessidades dos envolvidos.
• Avaliação: avalie constantemente os resultados.
O que você acha deste processo estruturado de comunicação?
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