PROCESSO ESTRUTURADO DE COMUNICAÇÃO

Comunicação está no centro do trabalho com pessoas, enquanto você está liderando, treinando, gerenciando, influenciando, resolvendo conflitos, solucionando problemas, construindo relações ou desenvolvendo estratégias.

Para uma boa comunicação, é preciso refletir sobre duas questões básicas:
• Você está falando ou ouvindo?
• Você está explorando ou resolvendo?

Normalmente, as pessoas ouvem pouco e se movem rapidamente para a solução do problema, sem dar tempo suficiente para explorar possibilidades, em termos de ouvir pessoas e explorar ideias.

Bons comunicadores utilizam um processo simples:
• Qual a raiz do problema?
• Quais as principais preocupações e obstáculos?
• Qual a melhor solução, considerando o compromisso das pessoas?



Quando não há eficácia no processo de comunicação, acontece o fenômeno que chamo de 𝗕𝗙𝗥 – 𝗯𝘂𝘀𝗰𝗮 𝗳𝗿𝗲𝗻𝗲́𝘁𝗶𝗰𝗮 𝗽𝗼𝗿 𝗿𝗲𝘀𝘂𝗹𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀, que se caracteriza pelos seguintes comportamentos:
• Sem escuta ativa.
• Movimento rápido para a solução do problema, com foco no efeito e não na causa.
• Pouco tempo para ouvir pessoas e explorar ideias.

Vamos ao processo estruturado de comunicação em detalhes:

𝗙𝗔𝗟𝗔𝗥
• Visão geral: Ideias, pontos de vista, objetivos e sentimentos.
• Sua posição: explique sua posição.
• Entendimento: certifique-se de que foi entendido.
• Expressão corporal: use a expressão corporal.
• Perguntas chave: faça perguntas chave, mesmo que saiba a resposta.

𝗢𝗨𝗩𝗜𝗥
• Visão geral: ideias, pontos de vista, objetivos e sentimentos.
• Resumo: resuma as posições ouvidas.
• Entendimento: mostre que entendeu a mensagem.
• Expressão corporal: observe o comportamento do corpo.
• Abertura: encoraje as pessoas a dizerem exatamente o que sentem.
• Curiosidade: seja curioso sobre outros pontos de vista.

𝗘𝗫𝗣𝗟𝗢𝗥𝗔𝗥
• Natureza e escopo: busque entender a natureza e o escopo do problema.
• Preocupações: entenda o que de fato preocupa as pessoas.
• Suspenda o julgamento: não julgue até o quadro ficar claro.
• Causa raiz: busque a causa raiz.
• Necessidades dos envolvidos: foque as reais necessidades dos envolvidos.
• Requisitos da solução: clarifique os requisitos para a solução.

𝗥𝗘𝗦𝗢𝗟𝗩𝗘𝗥
• Respostas potenciais: busque respostas potenciais para a solução.
• Tome decisões: tome decisões sobre os próximos passos.
• Escolha um caminho: escolha um caminho para a ação.
• Plano de ação: defina como realizar as tarefas.
• Necessidades dos envolvidos: busque soluções que atendam as necessidades dos envolvidos.
• Avaliação: avalie constantemente os resultados.

O que você acha deste processo estruturado de comunicação?

Gostaria de seus comentários para aprimorar o conteúdo!