VOCÊ ESTÁ EUSTRESSADO?

O que pode acontecer quando um profissional está altamente preparado para atender a complexidade da função?

Como ele já está pronto, ao longo do tempo ele vai sentido um certo tédio ou acomodação, não vendo mais desafios na função. Muitas podem ser as consequências desse sentimento, incluindo a busca de novas oportunidades profissionais.

A liderança precisa estar atenta para não perder esse profissional, pois os custos de reposição em todos os sentidos podem ser elevados.

Vejamos o contrário: quando um profissional não consegue reunir a capacidade necessária de competências para atender os desafios da função atual, como ele se sente?

Provavelmente muito pressionado pela situação, podendo gerar uma série de consequências: angústia, problemas de saúde física e mental, disfunções cognitivas, excessos negativos na gestão, quebra de confiança, entre tantos.

Na maioria das vezes chamamos isso de estresse! Mas a melhor definição é distresse!

Distresse é o mau “estresse”, que aparece quando o organismo não sabe adaptar-se a uma nova situação e responde de forma desmesurada ao estímulo que essa situação provoca. Neste caso o indivíduo fica incapaz de pensar e de se concentrar e mesmo quando o estímulo acaba o corpo não sabe como voltar ao estado normal.

Portanto, nenhuma das situações são benéficas para o indivíduo, para você, gestor, e para a organização.

Ao longo da experiência em assumir novos e mais complexos desafios, as competências precisam ser desenvolvidas, porém, sempre um pouco mais atrás da complexidade.

Ao conseguirmos avançar na carreira exercendo atividades mais complexas e ato contínuo nos capacitando para fazer mais e melhor, vamos obtendo um equilíbrio de forma a gerar o que chamo de “tensão criativa”. Nestas situações, geramos outro tipo de estresse: o eustresse!

Eustresse é o bom “estresse”, aquele que te motiva a começar ou continuar trabalhando. Esse é o estresss que pode ser identificado como o “estresse do bem” e algumas pessoas podem apreciá-lo.

E você, o que acha de se preparar para ficar sempre eustressado?